Outubro Rosa

Outubro Rosa, um mês muito especial

cancer-mama1

O mês de outubro é muito importante para nós mulheres, pois este mês e dedicado a nós que sempre estamos preocupadas com a família com o trabalho com a correria do dia-dia e muitas vezes esquecemos de olhar para a nossa própria saúde.

Neste mês, a campanha de combate ao câncer de mama espalha suas luzes por monumentos de vários países. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, por meio do movimento popular conhecido como Outubro Rosa, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na av. Paulista em São Paulo, entre outros.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual. “O exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer no seio, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, explica Gilze Francisco, presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, uma das entidades que apóiam esta campanha.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano. No Brasil, a taxa de mortalidade relacionada a essa enfermidade continua elevada, provavelmente porque, apesar da disseminação de informações preventivas, ainda é uma doença diagnosticada em estágios avançados. “Os exames de prevenção são fundamentais, pois, quando descoberto precocemente, esse tipo de câncer tem cura”, alerta a Doutora Christiane Curci Régis.

 “O autoexame (baseado na palpação das mamas) continua sendo importante, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são tão grandes. Porém, a mamografia consegue detectar até mesmo os nódulos muito pequenos, facilitando o diagnóstico precoce e o início do tratamento.

Um comentário em “Outubro Rosa, um mês muito especial”

Deixe um comentário